Saiba como se preparar antes de dar uma entrevista para a imprensa

Saiba como se preparar antes de dar uma entrevista para a imprensa

É normal ficar nervoso antes de dar uma entrevista, porém, algumas técnicas podem facilitar o processo e fazer do material um sucesso

Um dos grandes desafios das empresas atualmente é a consolidação e a manutenção de uma boa imagem. Aprender a se relacionar com a imprensa e aproveitar de forma produtiva o que este espaço oferece, são diferenciais importantes. Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para quem vai participar de uma entrevista.

Imagem

Ser entrevistado é uma função de grande responsabilidade, afinal, o porta-voz está em posição de representar a sua empresa. Por isso, ao participar de uma entrevista lembre-se que você é um embaixador da marca que representa. No contato com a imprensa, é essencial a atenção com postura, imagem pessoal e o tema de entrevista.

Linguagem simples

O jornalista tem o papel de levar informação ao público, porém, de maneira clara, ou seja, compreensível para todos. Por isso, procure não ser técnico demais, nem usar jargões. Tudo isso facilita o entendimento do jornalista e ao público que terá acesso ao conteúdo.

Seja objetivo

Para qualquer veículo, seja rádio ou TV, a objetividade é o ponto chave. Afinal, possuem tempo de programação e espaços determinados de utilização. Nesse sentido, respostas curtas e objetivas são mais fáceis de serem entendidas. Além disso, as entrevistas possuem mais chances de serem publicadas corretamente. Outra vantagem é que isso permite que o assunto não se esgote e o jornalista crie interesse em saber mais detalhes.

Entrevista sem agendamento prévio

É comum o jornalista tentar contato direto com a fonte, para poupar tempo e ser mais rápido. Porém, ao ser procurado por um jornalista, seja sobre qualquer assunto, mostre-se receptivo. Se a entrevista não foi previamente agendada, direcione-o para a equipe de Assessoria de Imprensa. Esses profissionais irão alinhar o conteúdo e entender a melhor forma de atender a demanda, junto ao Marketing.

Gostou das dicas? Dessa maneira vai ficar fácil dar entrevistas e alavancar sua empresa na mídia.

Nos acompanhe também no Facebook e fique por dentro de outras dicas como essas!