Resultados das ações de marketing digital: saiba como medir

Resultados das ações de marketing digital: saiba como medir


Uma das principais vantagens do marketing digital está na análise de resultados. Existem ferramentas que permitem a mensuração precisa da repercussão de campanhas digitais, permitindo o rastreamento até o processo final da compra. A principal estratégia dos meios digitais está em atrair, converter e encantar clientes. Porém, como medir os resultados das ações de marketing digital

Análise de métricas das redes sociais

Por meio das métricas nas redes sociais é possível ter informações sobre o engajamento e o alcance das publicações. Esses dados são importantes para entender se os conteúdos que estão sendo publicados estão tendo interação. O engajamento é medido por quantas pessoas se envolveram com determinado post, por meio de curtidas, comentários e compartilhamento.

Para obter a taxa de engajamento, é necessário somar o número de interações e dividir pelo número de impressões (alcance). Por sua vez, o alcance orgânico determina quantas pessoas foram impactadas pelas publicações de forma natural, ou seja, sem investimento. Importante saber que essa métrica tem relação direta com os algoritmos das mídias sociais, que sofre alterações de tempos em tempos e define a relevância dos conteúdos e para quem ele será entregue.

Além disso, é possível observar quais tipos de textos e postagens têm chamado mais atenção do seu público. Assim como qual a forma de comunicação e horários que trazem os melhores resultados. 

Ferramentas que monitoram resultados das ações de marketing digital

Atualmente existe uma série de plataformas que facilitam a compreensão dos resultados das ações de marketing digital, como por exemplo, Google Analytics, que possibilita o monitoramento do desempenho do site, apresentando diversas informações.

Um pouco mais completo, o Google Search Console é uma ferramenta muito importante para quem deseja monitorar a performance de um site ou blog. Ele possibilita ao administrador de uma página na web acompanhar seu posicionamento nas páginas de pesquisas e para quais palavras-chave está melhor ranqueado.

Já o Reportei é uma ferramenta que cria relatórios de Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, Google Analytics, Google Ads e RD Station, de forma integrada, rápida, ágil e precisa. 

Outra ferramenta que pode auxiliar muito na mensuração das ações de marketing digital é a RD Station. Por meio dela é possível automatizar diversas ações e obter relatórios bem precisos de performance. Por meio dessa plataforma é possível fazer agendamento de postagens, envio de email marketing, criação de landing pages, entre outros. 

Quando utilizadas em conjunto, esses aplicativos potencializam as ações realizadas no meio digital. 

Visitas ao site 

Na análise dos resultados das ações de marketing digital, o acompanhamento da quantidade de pessoas que chegam até determinado o site, quais foram as palavras pesquisadas para que se chegasse até ele, entre outras informações é uma das métricas que deve ser acompanhada com frequência, afinal, assim é viável refletir diretamente sobre a audiência que sua empresa possui na web.

Auxílio especializado 

O Centro de Comunicação está no mercado de comunicação há 18 anos. Além disso, possui uma parceria com a RD Station, plataforma inteligente que auxilia a medir e acompanhar os resultados das ações de marketing digital. Tenha o auxílio especializado de que você precisa. Agende um conversa com um dos nossos consultores e saiba como analisar os resultados digitais da sua empresa.