Inbound Marketing no Agronegócio: saiba como aplicar

Inbound Marketing no Agronegócio: saiba como aplicar

O Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a ficar popular em 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: Seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah. Desde então, a técnica tem sido usada para atrair novos clientes por várias empresas. Apesar de ainda ser pouco utilizado entre empresas do agronegócio, o Inbound Marketing pode trazer ótimos resultados para o segmento. Isso porque, pesquisas apontam que o público rural está cada vez mais presente na internet.

Entenda neste post quais as formas de aplicar o conceito para alavancar vendas no agronegócio.

O que é o Inbound Marketing? 

Em uma tradução livre, o Inbound Marketing pode ser entendido como Marketing de Atração. Nesse formato, quem procura a empresa é o cliente, e não o contrário. Ou seja, o método consiste em realizar ações com o intuito de atrair o potencial cliente para o seu site ou blog.

E como aplicar isso no agronegócio? 

O meio digital nada mais é do que um ambiente favorável para os negócios, por isso a importância de se investir e usar a melhor estratégia para atrair potenciais clientes. É aí que o Inbound Marketing se encaixa, afinal, com ele, é possível atrair visitas de potenciais clientes no seu site ou blog, seguindo os caminhos até o momento de relacionamento personalizado.

Dessa forma, ter um bom site é o primeiro passo para aplicar o Inbound Marketing no Agronegócio. Feito isso, inicia-se o trabalho de atração do seu público-alvo por meio de postagens periódicas de conteúdos sobre o seu segmento de atuação no site e nas redes sociais. Assim como, é importante investir em anúncios nos canais de maior interesse para o público da empresa: Facebook, Youtube, Google, etc.

A partir disso, é realizado todo um trabalho de relacionamento com os visitantes do site, que podem se tornar leads, ou seja, contatos qualificados que podem se tornar clientes. Esse processo é desempenhado por meio de divulgação de conteúdo personalizado e autoral em troca de dados das pessoas interessadas em determinado material.

Método

Em resumo, basicamente, a técnica seguirá as seguintes etapas: atração, conversão, relacionamento e venda. Tudo começa pela definição do público alvo e estudo dos canais onde essas pessoas estão presentes, a exemplo do Youtube, Facebook ou Instagram, por exemplo. A partir disso, usando o conteúdo e os meios certos para atingir o público rural, o formato será aplicado a realidade de cada cliente, definindo quais as melhores maneiras de alcançar resultados. Tudo isso de maneira personalizada.

Retomando, algumas técnicas devem ser colocadas em prática nesta jornada, como: alimentação do blog com conteúdos periódicos, o uso de técnicas de SEO para rankeamento desses materiais  e o compartilhamento de posts nas redes sociais. É importante oferecer um conteúdo rico e constante para o agronegócio, de forma que cada usuário deixe seus dados em troca de receber materiais e criar o relacionamento com a sua empresa.

Profissional especializado 

Em um primeiro momento, todos esses conceitos podem parecer complexos. Por isso a importância de contar com um profissional especializado, para que possa indicar as melhores formas de impactar o seu público e a melhor linguagem. O Centro de Comunicação possui uma experiência de 18 anos no agronegócio, atendendo clientes de diversos tipos dentro desse segmento. Além disso, possui certificação e profissionais preparados para elaborar as melhores estratégias de Inbound Marketing.

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