Coronavírus: como reduzir impactos no seu negócio por meio da comunicação?

Coronavírus: como reduzir impactos no seu negócio por meio da comunicação?

A pandemia do coronavírus (Covid-19), seus efeitos na economia e dinâmicas de trabalho, vem impactando todas as empresas do país. Não se engane: independente do tamanho ou ramo, todas tiveram suas ações, cronogramas e planejamentos afetados. E nesse cenário, dois aspectos se tornam fundamentais (mais do que nunca): adaptabilidade e informação. Neste texto, vamos te explicar como a comunicação pode te ajudar a minimizar estes problemas.

Atenção ao mercado e ao público-alvo

Em um mundo superconectado como o atual, seus clientes vão procurar nas redes as informações necessárias para passar pela pandemia. Lembre-se: este é um momento de dúvidas para todos. Por isso, mantenha redes sociais atualizadas, disponibilize conteúdo rico e com informações relevantes. Independente de seu ramo de atuação, o público quer saber o que as empresas estão fazendo para ajudar.

Da mesma forma, invista em uma comunicação efetiva e clara. Está atendendo de forma remota? Quais serviços estão sendo realizados presencialmente? Ofereça aos clientes todas as informações necessárias – isso facilita a dinâmica entre oferta e demanda. Mesmo que em menor volume, as pessoas seguem buscando por produtos e serviços. 

Redes sociais

Com a determinação da quarentena em grande parte das cidades brasileiras, as pessoas estão passando mais tempo em redes sociais. Entenda isso como uma oportunidade: use as redes como aliadas no fortalecimento da relação entre empresa e clientes. Seus canais de comunicação não precisam ser estritamente comerciais – eles devem agregar valor à vida das pessoas.

Por exemplo: invista em conteúdos sobre formas de fortalecer a imunidade contra o vírus ou dicas sobre como trabalhar em casa. Sugestões de atividades, livros, filmes, ou ações que estimulem o contato com os seguidores também serão bem-vindas. Se estes conteúdos puderem se relacionar com a área de atuação da sua empresa, melhor ainda! Assim, você poderá se tornar referência no mercado, gerando credibilidade e confiança.

Coronavírus: Tempo de adaptação e disciplina

Esteja a sua equipe trabalhando de casa ou não, não perca o planejamento e a disciplina de vista! Estabeleça planos de ação, objetivos e estratégias – e esteja preparado para quaisquer cenários que se apresentem. E para isso, manter a comunicação e o marketing digital da sua empresa atualizados é essencial. Quer saber mais? Neste texto explicamos um pouco mais sobre a importância da produção de conteúdo para o seu negócio.

Além disso, não deixe de pensar na comunicação interna da sua empresa. O diálogo entre colaboradores e chefia está alinhado? Todos estão recebendo as mensagens de forma efetiva? É possível melhorar esse aspecto durante o trabalho remoto aplicando os mesmos princípios citados anteriormente. Invista em informações diretas e claras, por meio de boletins digitais ou intranet, por exemplo. É importante que o funcionário se sinta incluído e valorizado. Além disso, ele saberá como a empresa está atuando, trazendo mais segurança e tranquilidade. 

Em dúvida de como colocar tudo isso em prática? O Centro de Comunicação trabalha há 18 anos no mercado de comunicação corporativa e pode te ajudar com essa e outras demandas. Agende uma conversa com um dos nossos consultores e saiba qual o melhor caminho para a sua empresa.