Comunicação e Marketing: confira as principais tendências para 2021

Comunicação e Marketing: confira as principais tendências para 2021

Com frequência, novas soluções e ferramentas surgem no mundo da comunicação e marketing.  Nos primeiros meses do ano, já foi possível visualizar algumas dessas novidades e o que segue se apresentando como destaque. Por isso, confira abaixo as principais tendências nesse segmento em 2021. 

Guia Global de Comunicação e Marketing 

Lançado no início do ano, pela BackSlach, central global de monitoramento de comportamentos sociais, o Guia Global Edges reforça algumas das principais tendências que envolvem comunicação e marketing. Entre os destaques da lista estão as narrativas, que se tornam ainda mais frequentes, acompanhadas de ações específicas. Lembrando que essa é a principal forma de mostrar produtos e outras informações, contando histórias e se tornando mais próximos do público.

Humanização da marca

Ainda falando sobre o relacionamento da marca e seu público, que deve ser mais próximo, a humanização da empresa se torna também essencial. De acordo com a Resultados Digitais, combinar as interações humanas e digitais é uma outra tendência que deve se destacar ainda mais ao decorrer do ano. Afinal, é essa comunicação que permite a construção de um relacionamento, que irá desenvolver confiança e identificar novas oportunidades. 

E como colocar isso em prática? A Resultados Digitais coloca como exemplo ligar o vídeo durante a venda. Um ato simples, mas que demonstra que tem uma pessoa de verdade do outro lado da linha. Além disso, é possível observar ações como: expressões faciais e corporais, que irão ajudar nesse processo e na adequação do discurso no momento de fechar negócio.

Uso de ferramentas 

Uma matéria publicada no BlastingNews realça o Instagram como o grande protagonista de ações de comunicação e marketing em 2021. A rede social continua se destacando por sua maneira de publicar conteúdo e ao mesmo tempo ser mais humanizado: por meio de stories, IGTVs, entre outros. Neste ano, um novo recurso disponibilizado pela plataforma tem ganhado força, o Reels. Desta forma, é possível compartilhar vídeos e áudios de até 15 segundos que conversam com o seu público. 

Porém, a BlastingNews reforça que alguns pontos de atenção essenciais para o sucesso da comunicação e marketing no Instagram: 

  • Stories: contar narrativas por meio do recurso é uma das principais formas de estar mais próximo dos seguidores. Com a ferramenta, é possível humanizar a marca, com conteúdo audiovisual simples e assertivo.  
  • Hashtags: elas permanecem sendo importantes, mas é preciso utilizar com inteligência. A principal dica dada pelo veículo é o uso com moderação, e sempre pensando em palavras significativas para o que pretende alcançar. 
  • Interação: outro ponto indispensável para a humanização da marca é a necessidade de interação com os seus seguidores: responda comentários, curta, mostre que está presente. 

Ficou em dúvida?
Com dificuldade para entender como colocar tudo isso em prática? Entre em contato, agende uma conversa e saiba como usar todas as tendências a favor do seu negócio!