Comunicação corporativa: identificando oportunidades em meio a dificuldades

Comunicação corporativa: identificando oportunidades em meio a dificuldades

Estamos passando por um momento de grande instabilidade e incerteza. A cada dia somos apresentados a um cenário econômico e social diverso – abrindo espaço para dúvidas frequentes. E uma coisa é certa: nunca antes as pessoas precisaram tanto de informações claras. Você já refletiu sobre como a sua empresa está se comunicando com esse público? Listamos, abaixo, alguns dos principais canais para que a sua comunicação corporativa seja efetiva e contribua para o fortalecimento de marca.

Assessoria de Comunicação


A pandemia do novo coronavírus fortaleceu ainda mais a imprensa como fonte de informações confiáveis para o público. Foi o que mostrou levantamento realizado pelo Datafolha – segundo a pesquisa TVs e jornais lideram o índice de confiança no período. A imprensa, mais do que nunca, possui papel estratégico na formação de opinião. Por isso, exerce grande importância para dar visibilidade a atividades e projetos de empresas e instituições.


Está realizando alguma ação social durante esse momento? Seu ramo de atuação permite que seja referência para participação em entrevistas? Está desenvolvendo algum projeto inovador? Conte com a orientação de uma Assessoria de Comunicação. Assim, você e sua empresa poderão ser apresentados aos profissionais de imprensa e ganhar visibilidade. Com o auxílio de um assessor, você poderá direcionar conteúdos formatados para cada tipo de mídia. Além disso, sua marca se fortalece perante o público, mostrando que pode contribuir socialmente.

Comunicação corporativa interna


Com boa parte das cidades adotando medidas de isolamento social, as empresas tiveram de adaptar suas atividades. Seja por meio do trabalho remoto, ou até mesmo suspensão de atendimentos, todos estão passando por mudanças. Por isso, é essencial que você se atente à Comunicação corporativa interna. Ela é um dos principais meios para alinhar objetivos estratégicos, processos e metas.


Com boa parte das cidades adotando medidas de isolamento social, as empresas tiveram de adaptar suas atividades. Seja por meio do trabalho remoto, ou até mesmo suspensão de atendimentos, todos estão passando por mudanças. Por isso, é essencial que você se atente à Comunicação corporativa interna. Ela é um dos principais meios para alinhar objetivos estratégicos, processos e metas.


Seja por meio de boletins, intranet, newsletters ou redes sociais, tenha certeza de que a comunicação está sendo efetiva e chegando a todos. A Comunicação Interna é uma opção dinâmica, atrativa e direta de diálogo com a equipe, potencializando o discurso estabelecido neste momento.

net, newsletters ou redes sociais, tenha certeza de que a comunicação está sendo efetiva e chegando a todos. A Comunicação Interna é uma opção dinâmica, atrativa e direta de diálogo com a equipe, potencializando o discurso estabelecido neste momento.

Marketing de Conteúdo


Estar presente nos meios digitais deixou de ser uma opção e passou a ser obrigatório nos últimos anos. À medida que o período de isolamento social se estende, maiores as mudanças nos hábitos de uso da internet e padrões de consumo. Reforçamos: nunca antes o público buscou tanto por informações. E essa é uma oportunidade para que a sua empresa invista nos canais digitais e alcance potenciais clientes.


Por meio do Marketing de Conteúdo você poderá disponibilizar materiais relevantes em sites ou e-mails personalizados, por exemplo. É tempo de mostrar quais atividades e serviços você oferece e como eles podem ser adquiridos. E mais do que isso: de estreitar a relação entre sua marca e o público-alvo. Assim, você pode se tornar referência em seu ramo de atuação e demonstrar como pode oferecer soluções para o cotidiano das pessoas. O Marketing de Conteúdo é o primeiro passo de uma estratégia empresarial de sucesso.


Redes sociais


Mais do que um espaço para replicar conteúdos do seu site ou promoções, as redes sociais são estratégicas para o marketing. Com o planejamento de conteúdos e gestão correta, elas são um canal direto de contato com o consumidor. Com publicações de valor, que aproximem os seguidores e gerem engajamento, você mantém uma audiência fiel para quando tudo voltar ao normal.


Por isso, esse não é um momento para se acomodar. A frequência de publicações é essencial para que a sua empresa continue a ser lembrada. Além disso, as redes sociais oferecem toda uma gama de possibilidades: transmissões ao vivo, enquetes, além de mensagens diretas. Por exemplo: você pode continuar a atender os clientes de forma online, por meio de consultoria? Pode receber pedidos e enviá-los por correio? Use as redes sociais a favor do seu negócio, seja por meio da produção de conteúdo ou de publicações pagas e anúncios. Assim, você conquistará uma parcela maior de audiência e potenciais clientes.


Como podemos te ajudar?


Em dúvida de como colocar tudo isso em prática? O Centro de Comunicação trabalha há 18 anos no mercado de comunicação corporativa e pode te ajudar com essa e outras demandas. Agende uma conversa com um dos nossos consultores e saiba qual o melhor caminho para a sua empresa.