Assessoria de imprensa e Inbound marketing: como usá-las a favor do seu negócio?

Assessoria de imprensa e Inbound marketing: como usá-las a favor do seu negócio?

Vivemos em um momento em que tudo está mudando o tempo todo. Especialmente as formas de divulgar um conteúdo ou marca para potenciais clientes. Por isso, é importante entender a definição de cada ferramenta, para aproveitar ao máximo o que cada uma tem a oferecer. É o caso da assessoria de imprensa e inbound marketing. Ambas têm a função de fortalecer a imagem do cliente e, assim, atrair pessoas para um determinado propósito, produto ou serviço. Porém, cada uma delas conta com particularidades diferentes. Veja abaixo como funcionam esses serviços e entenda como usá-los a favor do seu negócio.

Assessoria de imprensa

O  trabalho de Assessoria de Imprensa busca promover a exposição do cliente nos meios de comunicação tradicionais. Ou seja, televisão, jornal, rádio, portais de notícia e blogs. Os assessores são conhecidos por já terem um bom relacionamento com a imprensa, e, por isso, possuem uma abordagem efetiva, gerando resultados positivos para os contratantes. Uma dessas estratégias é o Follow-UP, que nada mais é do que um contato feito com a imprensa, para reforçar a sugestão de uma determinada pauta ou fonte de entrevista.

Produção de textos

Outra função importante da Assessoria de Imprensa é auxiliar o cliente em todas as produções que envolvem textos. Sendo assim, as criações se adequam aos formatos de comunicação aos quais são destinados. Por exemplo, press releases, artigos, ou outro material que possa servir como base para divulgação de uma informação relevante na imprensa. Além disso, faz parte do trabalho do assessor encontrar pautas que envolvam o seu cliente e que sejam interessantes aos veículos de comunicação.

Gerenciamento de crise

A Assessoria de Imprensa também possui um papel fundamental no gerenciamento de crises. A minimização de eventuais problemas que o assessorado possa sofrer por meio de notas de esclarecimento também está no escopo de trabalho do assessor. O profissional irá indicar a melhor maneira de se pronunciar. Tudo isso, de maneira que seja possível “apagar o incêndio”, com o mínimo de impacto possível à marca. 

Inbound Marketing

Agora que algumas das funções da Assessoria de Imprensa foram definidas, chegou a hora de entender um pouco melhor o que é o Inbound Marketing. Essa é uma modalidade que está focada na conquista de clientes por meio de conteúdos relevantes. Ou seja, baseia-se na produção de conteúdo de qualidade para ser compartilhado com o público potencial. 

Pode-se dizer que o Marketing de Conteúdo é o combustível do Inbound Marketing. A estratégia consiste em abastecer o público-alvo com informações sobre uma marca ou produto. E, dessa forma, fazer com que essa pessoa passe a respeitar e ter a marca como referência.  Assim, se tornando cliente futuramente.

A diferença dessa estratégia em relação a Assessoria de Imprensa é o canal onde esse material é divulgado. Já que no caso do Inbound Marketing a as publicações ocorrem em canais próprios da empresa, como sites, blogs, landing pages e redes sociais. Enquanto no caso da assessoria de imprensa essa divulgação ocorre nos veículos de comunicação.

A metodologia do Inbound Marketing é uma das mais complexas do marketing digital, porém, uma das mais precisas. Com o intuito de completar várias fases de forma inteligente, se segue os seguintes passos: atração, conversão, fechamento e encantamento. Para cada uma dessas fases deve ser produzido um tipo de conteúdo, seguindo a jornada de compra do consumidor e as etapas do funil de vendas.

De forma resumida, Marketing de Conteúdo é quando a empresa produz materiais para falar sobre seu nicho de mercado e sobre o que os clientes precisam e não sobre o que a empresa faz. Já o inbound é toda a estratégia utilizada para levar esses conteúdos aos públicos e assim atraí-los para um determinado objetivo. 

Inbound Marketing: como funciona na prática

A máquina do inbound funciona da seguinte forma: atração, conversão, relacionamento e venda. Em linhas bem gerais, para atrair, é necessário publicar conteúdos escritos com técnicas de SEO em um blog, e, então, compartilhá-lo nas redes sociais da marca. Para converter, é necessário oferecer um conteúdo rico, em que o usuário troca seus dados para receber esse material. Já na etapa de relacionamento são utilizadas estratégias como o envio de email marketing e newsletter para esses contatos. Por fim, vem a etapa de venda, que é quando o time comercial entra em contato com esses leads gerados para oferecer determinado produto ou serviço.

Como unir Assessoria de Imprensa e Inbound Marketing?

A pergunta que fica é: é possível unir as duas estratégias, Inbound Marketing e Assessoria de Imprensa para gerar mais resultados? A resposta é: com certeza. Técnicas como Link Building, que, em resumo, consiste na obtenção de backlinks (links em outros sites apontando para o seu site de maneira natural ou não) podem ser potencializadas a partir do trabalho das assessorias de imprensa. Isso porque, as assessorias enviam materiais de divulgação para diversos sites de notícias, proporcionando essa integração. O contrário também pode acontecer: os textos produzidos para a estratégia de Inbound Marketing podem servir como fonte de conteúdo e pautas para divulgação na imprensa.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é Assessoria de Imprensa e Inbound Marketing, deve estar se perguntando: qual a melhor opção para o meu negócio? São diversas as funcionalidades e benefícios de cada uma, mas, enquanto uma proporciona visibilidade de marca, a outra fortalece o relacionamento com o cliente. Assim sendo, tudo depende do seu objetivo, porém, ambas juntas trazem resultados interessantes. Lembrando que tudo começa a partir da produção de um bom conteúdo.

Serviços

Quer saber como usar essas ferramentas a favor da sua empresa? O Centro de Comunicação dispõe dos dois serviços: Assessoria de Imprensa e Inbound Marketing. Ambos realizados por uma equipe especializada em cada ferramenta, que irá usar de forma estratégica para alavancar os seus negócios. Fale com um dos nossos consultores e te daremos o direcionamento mais adequado, conforme suas necessidades.