A importância do marketing digital para o agronegócio brasileiro

A importância do marketing digital para o agronegócio brasileiro

 

O agronegócio brasileiro é o setor responsável por movimentar e impulsionar grande parte da economia do país. De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o segmento corresponde a um de cada três empregos. Além disso, em 2017, deteve 21,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Neste cenário, o marketing digital tem sido extremamente importante para alavancar ainda mais o setor. A seguir, entenda um pouco mais sobre como explorar essa ferramenta:

Oportunidades para o agronegócio 

Nos últimos anos, houve mudanças significativas no comportamento de empresas e consumidores. Este novo cenário também se aplica no agronegócio brasileiro. Atualmente, cerca de 42% dos produtores rurais usam a internet para se comunicar e buscar informações. Os dados são da 7ª Edição da Pesquisa Comportamental de Hábitos de Mídia do Produtor Rural Brasileiro, realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA). Isso significa que o relacionamento com esse público se tornou mais fácil com os canais online.

Aproximação com o público-alvo

Essa comunicação mais próxima com o público-alvo representa uma vantagem na hora da decisão de compra. Assim sendo, o maior acesso a internet por esse público representa uma ótima oportunidade de aproximação das empresas com seus clientes. Por meio das plataformas digitais, da produção de conteúdo, entre outros, é possível criar um laço com essas pessoas e se tornar marcante.

 

 
Melhor relacionamento com o cliente 

Além de estar em contato com potenciais clientes, o marketing digital no agronegócio brasileiro permite um melhor relacionamento com aquele que já é cliente. Afinal, a interação não consiste em apenas divulgar sua marca, mas também de mostrar ao cliente quais são as vantagens que ele adquire ao optar por um produto da empresa.  

 

Diferenciais do marketing digital no agronegócio brasileiro

E por fim, um dos grandes diferenciais do marketing digital está na análise de resultados. Em síntese, nesse formato de divulgação é possível mensurar com precisão as repercussões. Isso porque é viável fazer o rastreamento do cliente em potencial até o final da compra. Para o agronegócio brasileiro isso também pode ser efetivo, afinal, nas mídias tradicionais há a entrega da mídia, mas não há a certeza de que chegou ao público final, o que nos meios digitais é possível comprovar facilmente.

 

Gostou das informações? Nos acompanhe pelo Facebook e LinkedIn para ficar informado sobre essas e outras dicas de marketing digital para o agronegócio